Notícias

Bolsonaro anuncia Almirante Bento Costa Lima como Ministro de Minas e Energias

30/11/2018

Jair Bolsonaro anunciou, nesta sexta-feira, o futuro chefe do importante Ministério de Minas e Energia: por meio de seu perfil oficial no Twitter, o Capitão informou que a pasta fica sob a responsabilidade do Almirante Bento Costa Lima.  

“Bom dia! Comunico a indicação do Diretor Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, para o cargo de Ministro de Minas e Energia”, publicou o presidente eleito.

Conheça o novo ministro

Nascido no Rio de Janeiro, o almirante Bento Costa Lima iniciou sua carreira na Marinha do Brasil em 1973. Desde então, ocupou vários cargos no Brasil e no exterior. Entre eles, estão: observador das Forças de Paz da ONU; assessor parlamentar do gabinete do ministro da Marinha no Congresso Nacional e comandante de submarinos. 

Além disso, foi também chefe de gabinete do Estado-Maior da Armada; chefe de gabinete do comandante da Marinha e Comandante em Chefe da Esquadra, além de secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha. 

Dos cursos realizados pelo futuro ministro, destacam-se: pós-graduação em Ciências Políticas, pela Universidade de Brasília e MBA em gestão pública, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

Possui ainda MBA em Gestão Internacional, pela Coppead – UFRJ e um curso em Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra. 

Conforme informações do site da Nuclep, ao longo da carreira, Bento recebeu diversas medalhas e condecorações, no Brasil e no exterior.